Notícias

Missão Empresarial da AIP-CCI à China promove B2B e visita à Feira de Cantão

Publicado em 11-05-2015

A AIP-CCI realizou uma Missão Empresarial a Cantão, entre os dias 30 de abril e 5 de maio.
Jorge Pais, presidente da NERPOR-AE e vice-presidente da AIP-CCI, liderou esta missão, que resultou em parcerias de negócio para as empresas portuguesas participantes, potenciando a sua internacionalização e um conhecimento mais aprofundado do mercado chinês.
De salientar, o interesse para a região Norte Alentejana na realização deste tipo de missões.

As empresas participantes, PME originárias do setor alimentar e bebidas, contactaram com diferentes importadores locais, que atuam por todo o mercado da China continental, e apresentaram os respetivos produtos, nomeadamente águas, sumos, chocolates e outros doces, que se revelaram atrativos para entrar no mercado chinês com um posicionamento no segmento médio-alto.
Alguns dos importadores chineses comercializam já com empresas europeias, mas outros possuem apenas negócios com vizinhos do sudeste asiático como a Malásia, Singapura e Indonésia e também com a Coreia do Sul, tendo-se revelado esta uma oportunidade para diversificação dos seus negócios.
Nas reuniões previamente agendadas pela AIP-CCI, os empresários portugueses conheceram a estratégia de internacionalização dos respetivos produtos para o mercado da China. Temas como o packaging, a segmentação e o posicionamento de mercado, as taxas alfandegárias, o transporte da mercadoria, os canais de distribuição, foram explicados pelos empresários chineses nos encontros bilaterais.
A Missão Empresarial contou com uma visita à Feira de Cantão, na qual os empresários puderam conhecer de perto as últimas tendências do mercado chinês e a oferta chinesa, e com um retail tour pelos principais centros de consumo da cidade.
Cantão, cidade localizada no sul da China a cerca de 140 km de Macau e Hong Kong, é a terceira maior metrópole chinesa, a seguir a Xangai e Pequim. A sua grande área metropolitana engloba 45 milhões de habitantes.
Capital da província de Guangdong, Cantão é um porto comercial e centro de transportes chave para o país. Trata-se de um mercado de mais de 15 milhões de consumidores e centro da mais populosa província chinesa, com cerca de 106 milhões de habitantes.
O mercado chinês é hoje o segundo maior do mundo, apenas atrás do americano no que diz respeito ao PIB. São 1,35 mil milhões de habitantes e uma economia que cresce a uma média de 10% por ano.
Com uma estratégia política e económica de longo prazo, a China tem vindo a abrir gradualmente a sua economia ao exterior.
A Missão Empresarial da AIP-CCI a Cantão, inseriu-se no âmbito do projeto "Export Contact", tendo as empresas beneficiado de uma comparticipação financeira de 45% do QREN, através do Compete.

AIP-CCI assina protocolo com o China Foreign Trade Centre

No âmbito desta missão, a AIP-CCI assinou um protocolo com o China Foreign Trade Centre, entidade organizadora da Feira de Cantão, a maior e mais histórica feira da China (1957), que tem o alto patrocínio do Ministério do Comércio chinês e o Governo da Província de Guangdong.
O protocolo celebrado prevê o desenvolvimento da cooperação entre as duas partes para o aumento das trocas comerciais entre os dois países e apoio às empresas portuguesas que desejarem internacionalizar-se para a China. O protocolo foi assinado a 2 de maio por ambos os vice-presidentes do China Foreign Trade Centre, Ma Chunzhi e da AIP-CCI, Jorge Pais.

Fonte: Portal AIP-CCI

Destaques

08-05-2020
"WEBINAR LIVE / FORMAÇÃO E-LEARNING “Boost with facebook”
30-04-2020
Plano de Desconfinamento
31-01-2020
ANÚNCIO DE PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROJETOS DE FORMAÇÃO-AÇÃO PME 2º CICLO

Eventos

Julho 2020
S D
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Contactos

Morada: Parque de Feiras e Exposições de Portalegre
Apartado 202
7300-901 Portalegre
-----
Telefone: 245 302 300
Fax: 245 302 301
E-mail: nerpor.ae@mail.telepac.pt

Newsletter