Estive ligado ao NERPOR desde a sua fundação por impulso da Associação Industrial Portuguesa, de que aliás sou ainda actualmente Vice-presidente da Comissão Executiva. Ao longo dos vários mandatos fomos sempre tomando iniciativas e apresentando propostas que fortalecessem o tecido empresarial do Alto Alentejo, por entendermos que o papel fundamental da associação é contribuir para o desenvolvimento económico da região que, a nosso ver, tem forçosamente de ser sobretudo alcançado através de mais e melhores empresas, só assim se obtendo um crescimento sólido e sustentável.
Como é reconhecido, a região tem grandes fragilidades demográficas e empresariais, com predominância quase total das chamadas micro-empresas, nas quais ainda mais sobressai a enorme dificuldade dos seus gestores conseguirem dedicar algum tempo às tarefas associativas, que constituem um esforço suplementar, a bem da comunidade, não proporcionando benefícios diretos, mas antes pelo contrário, trazendo muitas vezes aborrecimentos e incómodos.
Foi assim sempre difícil encontrar empresas e empresários disponíveis para assumir uma participação associativa mais activa, de tal modo que, mesmo pretendendo eu deixar a presidência do NERPOR há alguns mandatos atrás por razões de ordem pessoal e profissional, não foi possível encontrar empresas para constituir listas candidatas aos órgãos sociais. Quando neste último mandato, se tinha finalmente encontrado uma solução, logo houve a enorme e triste infelicidade de um acidente de viação ter provocado o falecimento, poucos dias antes das eleições, do candidato que me iria substituir e que já tinha organizado a lista a apresentar.
Gerou-se assim um impasse, que na ausência de candidaturas e terminado o mandato, levou à constituição de uma Comissão AD HOC para procurar assegurar a gestão corrente, enquanto não surgissem candidaturas para a realização de eleições. Foi aí, ainda por cima em contexto de constrangimentos financeiros que pela primeira vez ocorreram na vida do NERPOR, que um grupo de empresas, liderado pelos atuais presidente e vice-presidente da Direção, completamente conhecedor de toda a situação, decidiu apresentar-se a eleições e assumir os destinos da associação.
Sabendo-se o prestígio e importância da actividade desenvolvida no passado pelo NERPOR e o insubstituível contributo que pode e deve dar para o desenvolvimento económico do Alto Alentejo, achamos que a disponibilidade e empenho que este grupo de empresas manifestou ao candidatar-se, sendo altamente louvável, merece o maior respeito e apoio por parte, desde logo, dos agentes económicos da região, mas também de todas as autoridades e entidades públicas que devem continuar a escutar e colaborar com o NERPOR, como parceiro indispensável na defesa dos interesses da economia regional.
Nesta passagem de testemunho, quero ainda expressar o desejo das maiores felicidades e sucesso à nova Direção, na certeza que tal sucesso será também o do território que a associação representa!
Jorge Pais
Ex-Presidente Nerpor
Morada: Parque de Feiras e Exposições de Portalegre
7300-306 Portalegre
-----
E-mail: geral@nerpor.pt